top of page

Biomas Brasileiros: Miami foi palco da primeira mostra individual de Belca no exterior


Um dos grandes sonhos de qualquer artista é conseguir expandir as fronteiras de sua arte, levando-a a novos destinos e a um número cada vez mais amplo de pessoas. Você pode então imaginar a alegria que vivenciei ao realizar minha primeira exposição individual fora do país, justamente em um dos grandes polos da arte internacional, a cidade de Miami (EUA).

A mostra que apresentei ao público lá na Flórida, intitulada Biomas Brasileiros, procurou oferecer um gostinho da nossa rica diversidade natural, por meio dos traços, das múltiplas camadas e das formas e cores com inspiração na natureza que, como você já deve saber, caracterizam o Método Belca de arte em recorte e colagem em papel.

Com curadoria da incrível Jade Matarazzo, a exposição Biomas Brasileiros aconteceu nas dependências de uma galeria super bacana, a The House of Arts, localizada no descoladíssimo bairro de Wynwood, que viveu há alguns anos um incrível processo de renascimento justamente por meio da arte. Hoje suas ruas são repletas de murais gigantes, galerias de arte e uma energia criativa que vibra a cada esquina.

A abertura oficial da exposição aconteceu na noite de 15 de outubro com a presença de muitos apaixonados pelas artes. Foi emocionante ver minhas obras se conectarem com o espírito livre e colorido de Wynwood e também com o rico caldeirão cultural e artístico de Miami. Além disso, tive a imensa honra de ver a mostra “Biomas Brasileiros” ser prestigiada por figuras de destaque no cenário artístico, como o galerista Yubal Marquez, o que, é claro, me deixou muito feliz.

Também foi muito especial poder viver esse momento ao lado dos meus filhos, da minha mãe – minha primeira fonte de inspiração e de quem herdei minha veia artística - e daquele que é meu marido, parceiro de vida, de planos, de trabalho e de conquistas, o @felipesottam.

Tudo isso, entretanto, não seria possível sem o apoio e incentivo da @jade_matarazzo, uma dessas pessoas que entram nas nossas vidas como presentes preciosos. Jade é mais do que uma curadora excepcional, que eleva artistas e projetos com uma sensibilidade ímpar; ela é uma amiga e conselheira de alma generosa, que compartilha seus conhecimentos e experiências com uma sabedoria tranquila e uma visão inspiradora. Cada conversa com Jade é um aprendizado, cada orientação, um impulso para ir além e alcançar novas camadas da minha própria arte e essência.

Não posso deixar de citar também a Alessandra e toda a equipe da The House of Arts, cujo apoio e parceria foi fundamental para o sucesso da exposição, assim como o talentoso Leandro Spett, que também realizou com muito sucesso sua mostra individual lá na The House of Arts.

É sempre muito bom ver a arte brasileira ecoar no mundo e melhor ainda é poder fazer parte desse processo.


Até a próxima!

 
 
 

Comments


bottom of page