Encontrando Seu Caminho na Arte



A realização de um curso é uma tarefa sempre desafiadora. Afinal, são muitos tópicos a serem abordados e muitos aspectos a serem organizados, além de haver a necessidade de criar uma estrutura eficaz para passar todo o conteúdo às pessoas interessadas. Tudo isso exige tempo, foco, organização, paixão e dedicação.


Entretanto, no segundo semestre de 2021, tomei coragem e resolvi enfrentar esse desafio. Afinal, há quase dois anos vinha ouvindo pedidos e sugestões dos meus seguidores nas redes sociais para realizar um curso, no qual pudesse compartilhar com eles minha vivência no mundo da arte e da colagem em papel.


Depois de me perguntar a respeito de qual foco dar ao curso, concluí que ele deveria ter uma proposta diferenciada, que levasse cada participante a descobrir sua própria vocação artística. Eu não queria simplesmente ensinar a minha arte às pessoas, meu desejo era que cada um pudesse encontrar a sua própria arte, experimentando o mesmo processo que eu vivi para descobrir qual era a minha identidade artística.


Foi assim que eu e o Fê, meu maridão e parceiro em todos esses desafios, encontramos o caminho para desenvolver esse projeto. Primeiro, decidimos implementar um evento online e gratuito no Instagram, o SINA (Sua Identidade na Arte), que teve sua primeira edição realizada de 17 a 19 de novembro do ano passado.


No SINA, nós explicamos aos participantes a importância desse processo de autoconhecimento que pode nos levar a encontrar uma identidade própria em nossas criações. Cada um dos três dias de programação foi dedicado a um tópico, começando com a abertura da consciência para a importância de encontrar uma identidade artística, depois tratando de questões como essência, associações criativas e quebra de paradigmas visuais e, por fim, abordando a consistência e os benefícios de encontrar uma linha autoral.



Depois desses dias de introdução por meio do SINA, convidamos todos a participarem do Curso Encontre a Sua Arte, uma experiência mais aprofundada, direcionada a levar os participantes a encontrarem o seu próprio caminho autoral. Também realizado no formato online, por meio da plataforma especializada Hotmart, o curso foi dividido em 12 aulas e utilizou uma metodologia baseada em exercícios guiados, separados em três etapas e todos apostilados. Cada participante precisava inicialmente trabalhar a sua essência, passando pela sua criatividade, explorando sua estética e finalizando em um desafio de 100 dias criativos. Além das aulas no ambiente do curso, disponibilizamos alguns vídeos nos quais conto minha história, assim como todo o conteúdo do SINA.


Bem, essa primeira iniciativa foi tão bem-sucedida que nos levou a realizar, no fim de janeiro deste ano, uma segunda edição do SINA, seguida por um novo Curso Encontre a Sua Arte. O sucesso foi novamente muito grande, o que me deixou muito feliz. É realmente muito gratificante poder compartilhar minha vivência na arte e ver as pessoas experimentarem, superarem suas barreiras interiores e descobrirem sua identidade artística, iniciando o desenvolvimento de uma linha autoral própria.


Ao longo deste ano, novas edições do SINA e do Curso devem acontecer. Se você ainda não teve oportunidade de participar, te aguardo em um dos nossos próximos eventos. Já se você foi uma das pessoas que estiveram conosco nessas duas primeiras edições, sinto-me muito privilegiada e feliz por poder ajudar em seu desenvolvimento no mundo da arte e por poder ver o seu desenvolvimento.



Muito obrigada a todos que nos incentivaram, contribuíram com sugestões, participaram e compartilharam conosco esse momento mágico. A colaboração de vocês vem sendo, afinal, essencial para o êxito deste projeto. Espero poder trazer mais novidades muito em breve lá na página @belca no Instagram.