Janeiro Branco: a arte da colagem em prol da saúde mental


Quem acompanha a minha trajetória sabe que, há alguns anos, enfrentei um momento delicado em minha vida, após desenvolver a Síndrome de Burnout, uma doença mental muito frequente nos nossos dias, gerada especialmente por ambientes profissionais tóxicos, repletos de pressão, cobrança e competição.


Essa experiência, entretanto, representou também um ponto de virada na minha vida. Afinal, como forma de superar essa fase desafiadora, resolvi, em meados de 2019, me voltar definitivamente à arte, dedicando a ela toda a minha atenção. Foi assim que iniciei uma profunda busca conceitual por um estilo artístico próprio, responsável por me levar a desenvolver o método Belca e ao mesmo tempo encontrar um estilo de vida mais equilibrado e saudável.


Estou contando tudo isso apenas para que você possa compreender como foi gratificante poder participar neste início de ano da campanha Janeiro Branco. Essa iniciativa, que segue o modelo de outras ações voltadas à saúde pública, como as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, tem o objetivo de chamar a atenção para questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional.


Graças ao apoio e parceria do amigo Leonardo Abrahão, coordenador da campanha @janeirobranco, eu tive oportunidade ao longo do mês de compartilhar minha experiência relacionada à questão da saúde mental, participando de uma série de ações de conscientização e divulgação relativas a esse tema tão relevante nos dias atuais.



Assim, no decorrer desse primeiro mês de 2022, realizei oito posts na minha conta no Instagram com artes feitas especialmente para celebrar este mês tão importante, acompanhadas por relatos sobre os desafios que vivi, ajudando assim a alertar a todos sobre a importância da saúde mental.


Tive ainda a oportunidade de realizar um workshop em que apresentei “a colagem como ferramenta de bem-estar”, demonstrando como esse estilo de arte pode ser uma importante aliada na busca por qualidade de vida.


Outro momento especial foi a live “Síndrome de Burnout e superação: saúde mental tem jeito sim!”, na qual tive oportunidade de debater o tema com o psicólogo Leo Abrahão, que, como já disse, é um dos principais idealizadores da campanha Janeiro Branco, e com a jornalista Izabella Camargo, uma das principais embaixadoras das questões ligadas à saúde mental no Brasil.



Esse rico bate-papo trouxe muita informação interessante e mostrou como pode ser possível superar desafios como o Burnout. Além disso, ao final da conversa recebi o convite do @leoabrahao para ser uma porta-voz dessa campanha tão nobre, que pode trazer benefícios às vidas de tantas pessoas.


Se você quiser saber mais sobre o tema, pode conferir as postagens que fiz lá no Instagram @belca. Também te convido a ler todos os textos que foram publicados na íntegra no blog do Janeiro Branco. Lá, aliás, tem um texto da volta por cima, quando já enxergava luz no fim do túnel e me recuperava da Síndrome de Burnout. Vai lá, leia, apoie e se torne um multiplicador desta causa tão importante!


Viva o @janeirobranco!